Ouça aqui
A Residência Artística do Circuito das Águas convida para nosso evento multiartístico (GRATUITO) nos dias 26 a 30 de maio de 2025, em Serra Negra, SP:
| Encantos das Sereias: Cores, Curtas e Cultura em Serra Negra Evento Multiartístico Gratuito |
| Em pleno MerMay – Maio – O Mês Mundial Das Sereias, a Residência Artística do Circuito Das Águas convida para o Evento MultiArte GRATUITO: Encantos das Sereias: Cores, Curtas e Cultura em Serra Negra Exposição de Arte e exibição de Curtas-Metragens De 26 a 30/05/2025 Local: Rua São Vicente de Paula, 108 – Serra Negra / SP Entrada Franca – Censura Livre |
Este evento tão especial será ainda mais significativo, pois coincide com a celebração do MerMay, ou seja, Maio – O Mês Mundial Das Sereias.
Teremos Sessões de Cinema, Música, Exposições de Artes, bate-papo sobre Literatura, Vivências De Sereismo, Cultura Indígena, além de conversas inspiradoras sobre arte, sustentabilidade e refletir sobre como podemos contribuir para um mundo mais criativo, saudável e equilibrado.
Em um acréscimo especial à programação, o evento prestará uma homenagem póstuma ao grande fotógrafo Sebastião Salgado, recentemente falecido. Em sua memória, será apresentada uma exposição de suas fotografias em livros de alta resolução, complementada por editoriais de fotos de Henrique Vieira Filho, conectando as distintas perspectivas do fotojornalismo com a fotografia artística.
Curta a Serra
Matinês: 14h00 às 15h00
Sessões Noturnas: 18hs às 19hs
O Projeto “Serra Negra no Cinema: A Iara e o Saci Circulam Pelos Campos” propõe que dois importantes documentários curtas-metragens integralmente produzidos e focados em Serra Negra sejam exibidos no formato Cinema Itinerante,.
Com versões em português brasileiro, Libras, legendas descritivas e com audiodescrição, os documentários Iara – Guardiã de Nossas Águas e Cid Serra Negra – 100 Anos do Artista Que Levou o Saci para a Igreja fizeram sua estréia em 2024 e já concorrem no Festival de Curtas-Metragens em Cannes (Cannes Indie Shorts Awards).
Ambos os filmes já conquistaram seus respectivos CPB – Certificados de Produtos Brasileiros emitidos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), que é requisito legal para a exibição pública de obras audiovisuais, estando habilitadas a participar de festivais, receber incentivos fiscais e ser exibidos nos mais diversos meios de reprodução.
Evento Inclusivo
Acessibilidade: Assentos preferenciais para a 3a idade
Equidade: além da sessão para público geral, serão disponibilizadas também edições com audiodescrição, em Libras e legendas descritivas
Observação: ambiente COM escadas
Entrada Franca – Censura Livre
RSVP – Whatsapp: +55 11 982946468
| Dirigido por Henrique Vieira Filho e produzido por Fabiana Vieira (Sociedade Das Artes) de forma lúdica e poética, este curta-metragem (23 minutos) defende a natureza, entremeando depoimentos de especialistas com um espetáculo de sereismo, onde a Sereia Lúthien canta e a Companhia de Dança Talento executa coreografias. https://youtu.be/0qMM9DkGhWM |
|
| Produzido por Fabiana Vieira e dirigido por Henrique Vieira Filho, este curta-metragem (18 minutos) conta, de forma poética, com muitas imagens, músicas e animações computadorizadas, a trajetória do grande pintor naif, Cid de Abreu, mais conhecido como Cid Serra Negra. https://youtu.be/JrQwqzRejzY?feature=shared |
“Cores da Nossa Terra: Celebrando a Diversidade Artística”
Das 14hs às 18hs
Um evento que une os Projetos “Do Rural Ao Urbano – A Diversidade Das Artes De Serra Negra” e “Serra Negra: Um Passeio pelas Cores do Mundo” apresentando exposição de artes plásticas com ênfase na temática da mitologia das sereias de todo o mundo.
| Henrique Vieira Filho é um artista plástico multifacetado, com um estilo que transita entre o surrealismo figurativo e a arte contemporânea. Sua obra é marcada pela forte presença de elementos da natureza, do folclore brasileiro e das mais variadas mitologias, explorando temas como a ancestralidade, a espiritualidade e a relação entre o ser humano e o meio ambiente. | |
| Além de obras que já estiveram em exposições em Londres, Paris, Miami e Milão, pinturas inéditas inspiradas na literatura indigenista e na própria Kena Marubo estarão na Residência Artística.. | |
Vivência Sereística
O público presente terá a oportunidade de vestir uma cauda de sereia (simples de colocar, como um avental) pintada pelo artista Henrique Vieira Filho como momento “instagramável” do evento ou, mediante combinação prévia, até mesmo vestir uma cauda profissional, sob supervisão.
A Residência Artística
Residência Artística do Circuito Das Águas Paulista – Serra Negra / SP |
Sediada na bucólica estância turística de Serra Negra / SP, tem como um de seus objetivos assessorar talentos artísticos em seus processos criativos e, paralelamente, desenvolver produtos e serviços que sirvam de renda alternativa para pequenos artesãos e artistas expoentes. Clique aqui para acessar o portfólio com as principais ações culturais da Residência Artística! |
Um espaço dedicado à criatividade, à inspiração e à conexão com a natureza
Boas Vindas À Residência Artística
É com imensa alegria que convidamos vocês para vivenciar a Residência Artística do Circuito das Águas, um espaço dedicado à criatividade, à inspiração e à conexão com a natureza, que completa um ano de grande repercussão.
Este evento tão especial será ainda mais significativo, pois coincide com a celebração do MerMay, ou seja, Maio – O Mês Mundial Das Sereias.
Além de desfrutar de boa companhia, teremos Sessões de Cinema, Música, Exposição de Artes, bate-papo sobre Literatura, Vivências De Sereiismo, Cultura Indígena, além de conversas inspiradoras sobre arte, sustentabilidade e refletir sobre como podemos contribuir para um mundo mais criativo, saudável e equilibrado.
E, claro, muitas imagens “instagramáveis”, pois, redes sociais também podem e devem atuar a serviço do bem!
Recebam as boas vindas a este momento de celebração, arte e consciência ambiental.
Henrique Vieira Filho e Fabiana Vieira
Agentes Culturais
Henrique Vieira Filho é artista visual, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTB 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP) e terapeuta holístico (CRT 21001).

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte (MTE 0058368/SP), produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTE 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), psicanalista, sociólogo (MTE 0002467/SP), professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e em perícia técnica sobre artes.
http://lattes.cnpq.br/2146716426132854
https://orcid.org/0000-0002-6719-2559
Contando com cerca de 60 exposições entre individuais e coletivas, em galerias, polos culturais e museus em diversos países, suas obras estão disponíveis tanto em galerias consagradas, como a Saatchi Art, quanto em sua galeria própria, a Sociedade Das Artes, até os mais singelos espaços alternativos.
Atualmente radicado no interior de SP, dedica-se, em especial, ao Slow Art Movement, que prega a apreciação afetiva, “sem pressa” das artes, para todas as camadas da sociedade e ao Projeto Re Arte, em que abre espaço a novos talentos artísticos e à integração das mais diversas formas de artes, por meio de mixagem e releituras.
Editor, autor, pesquisador e parecerista nos periódicos Artivismo (ISSN 2763-6062), Revista TH (ISSN 2763-5570) e Holística (ISSN 2763-7743), conta com centenas de artigos publicados e vinte livros, além de colaborações, entrevistas e consultorias para Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo, Diário Popular, Jornal O Serrano, Revista Elle, Revista Claudia, Revista Máxima, Revista Veja, Revista Planeta, Revista Capricho, Revista Contigo, Revista Saúde, Revista Boa Forma, Rádio Globo, Rádio Gazeta, Rádio Eldorado, Rádio Nova, TV Globo (Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Fantástico, etc.), TV Gazeta (Telejornal, Mulheres, Manhã na Paulista), TV Record, SBT (Telejornal, Jô Soares Onze e Meia, etc.), TV Jovem Pan (Telejornal, Opinião Livre, etc.), TV Cultura, TV Bandeirantes, Rede Mulher, TV Rio.